sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Deus tá me incomodando!"

Alguns anos atrás minha vida estava perfeita. Com 18 aninhos de idade, tinha acabado de passar no vestibular de uma faculdade federal. Poucos meses depois já estava trabalhando num laboratório de genética avançada. Que mais eu poderia querer?




Mas algum tempo depois passei ter uns pensamentos meio loucos tipo assim: "Meu lugar não é aqui". Coisa do inferno, do cão. "Tá repreendido!" Então, percebi que era Deus que estava me incomodando! "Seu lugar não é aqui!" What???
Até que foi impossível continuar com aquele incômodo. Joguei tudo pro alto. Enfrentei a decepção das pessoas que me amavam. Tive que enfrentar eu mesma! "Que loucura é essa que você tá fazendo Patrícia?"
Para onde ir? "Para terra que eu te mostrarei, disse o Senhor."

                                


Depois de tantas lágrimas e incômodos, sou grata a Deus por tudo que Ele me deu: família, um sonho chamado Caverna de Adulão, tantas vidas que foram alcançadas (e ainda serão!), porque resolvi disser sim ao Senhor.
Hoje vejo algumas de minhas ovelhas passando o que eu passei. "Deus, porque você está incomodando tanta gente?" Os sonhos de Deus são tão mais altos que os nossos que o que nós vemos como incômodo, pra Deus são, na verdade, caminhos mais elevados.
Não deixe de dar respostas ao Espírito Santo, quando sua vida parecer sair lugar. Essas incomodações podem ser sonhos divinos disfarçados!

            



quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Que Ele cresça!


"E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo." Lucas 14.27


Podemos resumir a vida cristã em uma frase: "Cristianismo é ter Jesus no centro". Você só pode se dizer um verdadeiro cristão, se você deixa Jesus comandar sua vida, e renuncia seu próprio EU. Fora disso é só religião "domingueira". 

"Tomar a cruz" não significa um problema na sua vida, tipo, "meu marido é minha cruz", ou "minha sogra é uma cruz pesada demais!" Cruz não tem nada a ver com um problema, mas sim com a renúncia do nosso ego. E como isso dói! É muito mais fácil aguentar um problema do que ver nosso EU, nossos desejos e vontades morrendo!
Nos últimos dias tenho experimentado tanto a cruz, que parece que não estou levando mais ela. Parece que entrei dentro dela! Eu disse pra Deus: Tá difícil Senhor! Mas se quero ser discípula não tem outro caminho a não ser passar pela cruz. Mas o que é ser um discípulo de Cristo? Discípulo é quem faz tudo o que seu Mestre faz. É alguém muito parecido com o Mestre. 

A gente pensa que vamos ser parecidinhos com Cristo fazendo orações piedosas e cantando: "Dá-me um coração igual ao Teu!" (by Diante do Trono). Mas a verdade é que só podemos ser parecidos com Ele se entrarmos na cruz, se renunciarmos nosso EU e aí sim Ele pode aparecer através de nós. Me sinto muito abençoada quando as pessoas me dizem que eu edifico a vida delas. Porque por mim mesma não consigo imitar a Cristo, mesmo orando milhares de vezes "quero ser como Tu, Senhor". Mas quando estou "morrendo por dentro" ou seja tomando a minha cruz, isso acontece de forma tão natural que nem percebo. Pense num vaso de vidro sujo. Agora você pega ele e limpa e vê que tem um monte de pedras preciosas dentro dele que  antes você não conseguia ver por causa da sujeira. Tomar a cruz é esse ato de limpar, para que Cristo seja visto em nós.  
Que Ele cresça e eu diminua!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

News, News, News!


Quanto tempo amados leitores! Passei por uma fase pouco inspirativa nas últimas semanas e por isso não apareci por aqui.



Mas nessa semana recebi uma "baita" injeção de ânimo. Um sonho adormecido há vários meses voltou! Em breve vou lançar oficialmente meu blog pastoramarisa.com!

www.pastoramarisa.com


Meu lindo e maravilhoso marido já está trabalhando no design e eu comecei a escrever os posts de "inauguração". A previsão é que em 7 ou 9 dias esteja no ar.
Tudo isso é par que mais vidas possam ser edificadas com aquilo que Deus tem colocado nas minhas mãos.
Tenho por objetivo alcançar o público feminino em geral: jovens, casadas, mães. Mas já aviso que se os homens quiserem aprender mais desse universo para entender melhor suas irmã, mães e esposas, serão muito edificados!
Então aguardem os próximos capítulos!

"A Pastora Marisa vai lançar seu site, mas não é pra guardar segredo!"

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Diário de uma gravidez - Gerando...


No estado da gravidez, vivemos um misto tão grande de emoções que é difícil de definir. Você pode se sentir explodindo de felicidade ou até chorar sem motivo, tudo isso às vezes num único dia!!!
Outro dia pensei em como sou abençoada em ter um milagre dentro de mim. Fiz minha primeira ultrassom e o bebê está bem formadinho e com saúde.Deus está formando uma pessoinha no meu ventre e eu não posso interferir nesse processo, apenas agradecer por tudo estar indo tão bem.

Meu bebê com treze semanas!


Mas além de mãe, também sou esposa. Esposa de pastor. Meu marido chega todas as noites tão empolgado com as coisas de Deus, que eu fico com uma invejinha, sabe?
"Fulano aceitou Jesus, hoje" ou "a célula tá crescendo um monte" ou "foi um mover do Espírito tremendo" ele me conta todo feliz. E eu? As minhas novidades: 'enjoei horrores hoje'ou 'tive tanta azia que pareço ter um dragão dentro de mim' ou a 'Rebeca aprontou todas hoje'!
Além de gerar uma vida dentro de mim, também estou gerando uma filha de dois anos, que precisa crescer emocionalmente, precisa de educação, precisa aprender ir ao banheiro e escovar os dentes! Nada de emoções "holywoodianas"!

Mexendo nas maquiagens da mamãe!


No entanto, eu tenho o Espírito Santo que me ajuda a sair da carne e me leva novamente a andar no Espírito. Sem alguém para gerar nem mesmo o Messias teria vindo a terra. Deus confiou seu único Filho aos cuidados de uma mulher. Alguém que amamentou, trocou fraldas, alimentou e cuidou do Deus-Homem.
Então deixo de ter inveja do meu marido e penso que antes de ele ser o homem de Deus que ele é hoje, ele foi um bebê indefeso (e lindo!) que precisou dos cuidados de uma santa mulher. Que passou noites acordadas que trocou milhares de fraldas, que embalou nos momentos de cólica. Que mulher espiritual! (thank you Cinara Alves!)

Meu marido bebê!

Precisamos ser espirituais para ver que as coisas ditas "naturais" são espirituais também!
"Maria não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que no teu ventre conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus." Lucas 1.30-31




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O bonzão, o bonzinho e o canalha

Uma das expressões que mais gosto na Bíblia é como Deus se refere a ele mesmo em Êxodo 3.6: “...eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.”

Nesse texto vemos que Deus trabalha em três tipos de pessoas. Deus não tem apenas um tipo de pessoa preferida. Abraão, Isaque e Jacó representam pessoas que são alvo do amor de Deus e com personalidades e estilo de vida muito diferentes.

O cara foi chamado por Deus para uma viagem sem destino, esperou vários anos por sua promessa, e ainda ficou muito rico. Esse é o chamado pai da fé. No vocabulário contemporâneo, eu o chamaria de “bonzão”. Os vizinhos de Abraão o chamavam de príncipe poderoso. Que moral, hein? Muitos de nós torcem o nariz para quem é muito rico, ou ficamos com inveja de quem é muito usado por Deus, e tem uma fé maior que a nossa. No entanto, Deus olha o interior, lá onde nem o Raio-X pode ver!




Agora vamos dar uma olhada em Isaque. O que Isaque fez de importante? Posso com certeza afirmar que a coisa mais extraordinária feita por Isaque foi ser filho de Abraão. Até a sua esposa, foi outro cara que escolheu pra ele! Isaque teve uma história sem grandes feitos, sem grandes erros também. Uma pessoa comum. Tudo o que ele fez foi herdar o que seu pai lhe deixou. Eu me identifico muito com Isaque. Cresci num lar cristão, não tive uma vida mundana. Nada de extraordinário. Muitas vezes cheguei a pensar que nunca poderia fazer algo importante no Reino, pois não tinha sido drogada, prostituta etc. Não tinha um testemunho super mega Power. Mas Deus é Deus de “isaques” também!




Então vem o canalha. O cara foi chamado de trapaceiro desde seu nascimento! Eita coisa ruim! Se aproveita da fome do irmão gêmeo pra negociar a herança. Engana o pai, engana o irmão outra vez. Por fim acaba sendo ameaçado de morte pelo seu único irmão. Será que Deus realmente quer pessoas assim? Sim, e Ele não somente quer, como é poderoso para transformar esse tipo de gente.
Deus amou o mundo! Deus ama o rico, o pobre, o assassino, o bonzinho. Não subestime o que Deus pode fazer através de você ou dos outros. Ele é Deus e isso basta.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

FUGA





Não existe coisa que mais atrapalhe nossa comunhão com Deus, do que o pecado. Desde os tempos de Adão, a primeira reação que temos depois que pecamos é fugir. Hoje nós não nos escondemos literalmente como Adão fez, mas deixamos de orar, evitamos ir ao culto, corremos do nosso pastor. Pode parecer que estamos desviados, mas na verdade estamos só fugindo de Deus.
"Deixa passar um pouco de tempo. Como que vou até Deus logo após ter pecado?", pensamos assim, porque achamos que o tempo pode apagar pecados, porém, só o sangue de Jesus, pode nos limpar completamente.



Uma inspiração para mim buscar a Deus, depois de ter pisado na bola, foi a vida de Pedro. Imagine um cara que andou com Jesus por três anos. As palavras do Mestre eram tão fascinantes, que multidões paravam para ouvi-lo debaixo do sol escaldante do deserto. Seus sermões faziam o tempo parar, a fome e o cansaço desparecer. Todos os dias ele curava, libertava, ressuscitava mortos e nunca, nunca, rejeitava quem quer que se achegasse a Ele. Provou inúmeras vezes para seus discípulos o quanto os amava, a ponto de lavar-lhes os pés imundos! Mas quando Ele morreu todos os seus seguidores o abandonaram e Pedro de quebra O negou três vezes! Uma das vezes diante de uma empregada!



Pedro fugiu. Como encarar o olhar do Mestre?
Mas tão logo Jesus ressuscita, manda um recado: "...dizei a seus discípulos e a Pedro, que ele (Jesus), irá adiante de vós..." Marcos 16.7
O homem foge, mas Deus corre atrás. E mais, onde abundou o pecado na sua vida, a graça será muito maior. O que restaria para alguém que andava dia e noite com Jesus, vendo seus milagres, sabendo que Ele era o enviado de Deus e mesmo assim O negar? No entanto, esse "traidor miserável", se tornou num dos seguidores mais fiéis de Cristo. Com uma pregação tão poderosa, que levou três mil pessoas ao arrependimento. Com uma coragem tão grande que o levou a morrer crucificado como seu Mestre. Então, onde foi parar aquele covarde? Oh, maravilhosa graça!!!
Que possamos correr para essa graça, ao invés de fugir dela!

"Mas pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão..." 1 Coríntios 15.10

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quando eu vou dormir...

Vivemos numa cultura que não dorme. Estamos conectados a internet quase que 24 horas por dia, temos empresas que estão abertas dia e noite e esperamos que tudo ao nosso redor esteja em constante funcionamento: supermercados, farmácias e lanchonetes.
Como isso afeta a nossa vida espiritual, nosso relacionamento com Deus? Tenho que admitir que na maioria das vezes, essa cultura do "full-time" atrapalha nosso entendimento de como é a cultura do Reino.
 
"Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: 'No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está a sua força, mas vocês não quiseram.' Isaías 30.15

Não é estranho para nós que vivemos nessa correria de trabalho alucinante, que a Bíblia fale que no descanso seremos salvos? Como assim!? E ainda mais, na quietude (outras versões dizem 'sossego') está a nossa força!


Esse descanso no qual Deus está falando, não é aquela preguiça que você tem ao acordar na segunda-feira. Descanso e quietude não tem nada ver com preguiça ou negligência. Esse descanso é um sentimento da alma, em que nós trabalhamos (e muito!), mas confiando em Deus.

Descansar é a nossa salvação! Porque é a confiança em Deus que nos livra da angústia, do temor, do estresse do dia a dia.

É aquietando a alma que teremos força para trabalhar, mesmo quando não há ânimo para nos levantarmos. Como diz um outro texto bíblico que eu amo: "Os que esperam no Senhor renovam suas forças..." Isaías 40.31


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Missão (quase) impossível II

Recebi um feedback bem legal do último post. E uma leitora, me enviou a seguinte pergunta: Pastora Marisa, você disse que é bíblico a submissão, porque o casamento é comparado com a relação de Cristo com a igreja, mas no meu caso eu me casei com um traste!Tipo assim, meu marido não tem nada de Cristo! Isso é válido pra mim?



Oh, querida, infelizmente você não está sozinha nisso. Pois existem muitas mulheres que tem maridos imprestáveis. Então vamos ver o que a Bíblia diz para essas mulheres.
Em Atos 4.19, nos diz que importa obedecer a Deus e não aos homens. Isso se refere principalmente quando a ordem dos homens transgride a palavra de Deus. Não funciona no caso de seu marido querer ver a mãe dele e você dizer: Não vou ver aquela cobra, porque só obedeço a Deus! No, darling. Ver a sogrinha não é contra nenhum mandamento de Deus embora seu ego não se agrade disso.
Agora, se seu marido te proíbe de ir a igreja, você não deve obedecê-lo. Você não pode perder a salvação por causa de outra pessoa. Sua vida com Deus é individual.
Tem um outro textinho na Bíblia que eu amo, e embora meu marido seja um crentasso, precisei usar esse texto muitas vezes:
"Do mesmo modo mulheres, sujeitem-se aos seus maridos, afim de que, se alguns deles não obedecem a palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês." 1 Pedro 3.1-2
Como nós gostamos de falar! E esse versículo nos aconselha a ganhar nossos maridos SEM palavras, missão quase impossível! Amamos ver as coisas dando errado e dizer aquele sarcástico "não te falei?"




Vamos aprender a sermos sábias, a ter atitudes mais do que palavras. A maior dificuldade das mulheres crentes em ganhar seus maridos, é que geralmente elas têm um ar de superioridade, a "super crente", o que inevitavelmente vai afastar seu marido que ainda não conhece a Cristo. Evite frases como: "Deus só fala comigo", "você não vê que é o capeta te usando", "que coração duro você tem". Essas frases não mostram uma atitude respeitosa, que Pedro pede que nós tenhamos.






Talvez você esteja lendo esse post e pense: "Mas é impossível , não falar, impossível respeitar um cara que ainda não se converteu!" Te digo, para nós, mulheres, é impossível sim.
No entanto eu não vou na minha força, vou na força de Deus, porque para Ele "...não haverá impossíveis..." Lucas 1.37

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Missão (quase) impossível

Hello, darlings! Meu alvo nesse post é mostrar uma missão que todas nós temos, mas que julgamos impossível. Missão: Ser submissa.

                     
A palavra submissão chega a dar nervoso no ouvido das mulheres (cristãs, porque para as não-cristãs essa palavra é inexistente!). Esse nervoso, é causado pela imagem que fazemos nas nossas mentes. Quando pensamos numa mulher submissa, logo vem a imagem de uma pessoa de vontade fraca, sem boca pra nada, que faz tudo o que o namorado ou o marido quer, e ainda é pisoteada pelo autoritarismo dos homens. Nada poderia ser mais distante do que aquilo que Deus deseja pra nós.

"Mulheres, sujeitem-se aos seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja..." Efésios 5.22-23
Não tenha medo desse versículo, preste bem atenção no que ele diz. Paulo, inspirado por Deus (e não pelo machismo, ou capeta), compara a relação do homem e da mulher, com a relação de Cristo e sua igreja. Isso não é maravilhoso?!

Assim como a igreja se submete a Cristo, por amor e por confiar no seu Senhor, assim as mulheres devem se submeter aos seus maridos.
Quem acha a liderança de Cristo ruim? Cristo nos pede obediência por amor ou obrigação? Eu não acho que pessoas que se submetem-se a Cristo tem uma mente fraca ou serve de capacho para os outros. 
Por isso digo, especialmente às solteiras: Observe bem com quem você vai casar! Quanto mais seu namorado, futuro esposo, for parecido com Cristo, mais a submissão será agradável. 
Agora, se seu atual namorado por mais lindo que seja, passa bem longe do espelho de Cristo, como será difícil o casamento de vocês!

A submissão também é se colocar debaixo da mesma missão que o marido. Por isso quando você tiver procurando alguém, peça qual é a sua missão de vida. Se o cara quer ser médico, e você tem um sonho desde criancinha de ser aeromoça, como vocês vão conciliar as agendas? Como manter uma relação onde as missões são completamente opostas?
Então, darling, nada de pavor ao ouvir a palavra submissão. E outra, procure um cara pelo menos "parecidinho" com Cristo, senão seu romance pode naufragar.
#ficaAdica

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diário de uma segunda gravidez!

Resolvi fazer uma nova coluna no blog sobre gravidez. Quando eu comecei o blog estava grávida da Rebeca, e foi muito bom compartilhar tudo o que vivi aqui. Mas agora me sinto mais experiente, embora toda gravidez seja uma nova experiência! Então vamos lá ao "diário de uma grávida"!
























Logo de cara quando você descobre que está grávida, os conceitos e significados das palavras mudam do dia pra noite. Se você perguntasse para uma pessoa que está com enjoos, cansaço, pressão baixa, se ela está bem, ela lhe diria não!
Mas na vida de uma grávida o conceito de bem-estar é beeem diferente. Quando me perguntam se estou bem, eu simplesmente fico sem resposta.

O legal da segunda gravidez é que você mais ou menos prevê o que vai acontecer. Eu já sei que o primeiro trimestre da gravidez é o mais chato. Meu corpo está trabalhando a mil, para formar um novo ser e o sono é desesperador! Mas nessa gravidez tem elementos novos: uma filha de dois anos e meio, uma igreja, pais que não moram mais perto, irmã que mora em outra cidade.Aí, sim me dá um frio na barriga!! (ou seria no baby?)
Do Alto vem minha capacitação! Então, vou me juntar a milhares de mulheres ao redor do mundo, que vencem (ou são vencidas!) o sono, os enjoos, e cuidam de suas casas, famílias e todos os seus afazeres.
É bom saber com antecedência as coisas ruins da gravidez, mas o melhor é saber a recompensa. Como num dia desses, eu trocando as fraldas da minha filhota (pela milésima vez ao longo de dois anos!) e ela me responde depois: Bigado, mamãe!
Minha primogênita aos 8 meses

Mãe não espera recompensa, ainda mais por trocar fraldas! Mas elas existem e são maravilhosas! Outro dia eu recebi do nada, quando acordei de manhã: Xi amu, mamãe!

#partiuvidadegravida

domingo, 18 de agosto de 2013

Show das Poderosas





                                
Calma aí povo gospel! Este é ainda um blog cristão! Mas eu tô antenada no que tá rolando por aí, como Anitta, a Beyoncé brasileira. Aliás, eu acho uma versão bem "pobrinha" da diva americana.
Mas o que venho compartilhar com vocês através deste post é sobre as mulheres realmente poderosas. No 'melô' da Anitta, as poderosas são aquelas que vão com uma roupa curta pra balada e deixam os homens babando. Descem e rebolam e deixam a mulherada cheia de inveja.
                                  
Olha, vou te contar a história de uma mulher realmente poderosa. Nascida na França, num contexto católico, educada por freiras, aos 15 anos teve um casamento arranjado pelos seus pais com um homem 22 anos mais velho. Ela se refere ao seu casamento como uma "casa de luto". Pois apesar de ter uma marido muito rico, era maltratada pela sogra, pelos seus empregados e muitas vezes por seu próprio marido. Proibida de ver os pais, essa adolescente só tinha uma saída: buscar a Deus. Começou a buscar a Deus, sinceramente com todo o seu coração. A oração passou a ser sua fonte de poder para enfrentar uma situação tão horrível. Por diversas vezes ficou doente, quase a beira da morte. Mas nesses momentos se aprofundou mais no Senhor. Chegou a relatar, que perdera a afeição pelos santos católicos, tão grande era o seu amor a Jesus. Tempo depois ficou viúva. Mas o seu relacionamento com Deus era tão vivo, que as pessoas não procuravam mais o padre da cidade para se aconselhar, mas sim Madame Guyon, como ficou conhecida. Ela ensinava as pessoas a gastarem tempo em oração: "A maioria dos cristãos não percebe que é chamada para uma relação mais profunda com o Senhor. Mas todos nós fomos chamados às profundezas de Cristo, tão certo como fomos chamados para a salvação."
Seus ensinamentos foram tidos como heresias pela igreja católica. Foi presa, e na prisão escreveu vários livros sobre oração e relacionamento com Deus. Aos 69 anos, em 1717, morreu numa prisão na França.

                                  
Você pode estar se perguntando: Não entendi, onde que está a mulher 'poderosa'?
Deixa eu explicar melhor. Essa mulher teve uma comunhão tão íntima com Deus, que quase QUATRO séculos depois seus livros ainda são lidos. Uma matéria que nós temos do Curso de Maturidade no Espírito no Caverna é baseada num dos livros dela. Os maiores pastores, homens de Deus, citam seus ensinamentos.
Eu percebi o poder que a oração tem. As mulheres poderosas em oração são uma fonte de vida para sua família, seus pais, seus filhos, seus maridos e todos ao seu redor.
                          
Quem nunca apelou para uma mulher poderosa em tempos dificeís? Há alguns anos atrás eu e o Saulo viajamos por duas horas para pedir oração para uma mulher dessas.
Hoje graças a Deus, tenho a revelação de que eu posso ser uma dessas mulheres. Basta querer! Largar um pouco o facebook, desligar a tv mais cedo, e dar uma mergulhada nas profundezas do Espírito.
Há uma fonte inesgotável de poder para mim e para você. Está dentro de nós. No interior de todo aquele que tem Cristo como Senhor. Agora é só acessar pela fé!
Mais um pensamento de Madame Guyon:
"Recebe pela fé o fato de que qualquer coisa que lhe aconteça, é o desejo Dele para você, nesse momento. Quando for ao Senhor dessa maneira, verá que seu Espírito estará em paz, não importando qual seja a sua condição. Os tempos de sequidão serão a mesma coisa que os tempos de abundância, porque você terá aprendido amar a Deus somente porque você O ama, não por causa de suas dádivas, nem mesmo por sentir sua presença."
Super recomendo esses dois livros dela:
Autobiografia de Madame Guyon
 
Experimentando Deus através da Oração