sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O bonzão, o bonzinho e o canalha

Uma das expressões que mais gosto na Bíblia é como Deus se refere a ele mesmo em Êxodo 3.6: “...eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.”

Nesse texto vemos que Deus trabalha em três tipos de pessoas. Deus não tem apenas um tipo de pessoa preferida. Abraão, Isaque e Jacó representam pessoas que são alvo do amor de Deus e com personalidades e estilo de vida muito diferentes.

O cara foi chamado por Deus para uma viagem sem destino, esperou vários anos por sua promessa, e ainda ficou muito rico. Esse é o chamado pai da fé. No vocabulário contemporâneo, eu o chamaria de “bonzão”. Os vizinhos de Abraão o chamavam de príncipe poderoso. Que moral, hein? Muitos de nós torcem o nariz para quem é muito rico, ou ficamos com inveja de quem é muito usado por Deus, e tem uma fé maior que a nossa. No entanto, Deus olha o interior, lá onde nem o Raio-X pode ver!




Agora vamos dar uma olhada em Isaque. O que Isaque fez de importante? Posso com certeza afirmar que a coisa mais extraordinária feita por Isaque foi ser filho de Abraão. Até a sua esposa, foi outro cara que escolheu pra ele! Isaque teve uma história sem grandes feitos, sem grandes erros também. Uma pessoa comum. Tudo o que ele fez foi herdar o que seu pai lhe deixou. Eu me identifico muito com Isaque. Cresci num lar cristão, não tive uma vida mundana. Nada de extraordinário. Muitas vezes cheguei a pensar que nunca poderia fazer algo importante no Reino, pois não tinha sido drogada, prostituta etc. Não tinha um testemunho super mega Power. Mas Deus é Deus de “isaques” também!




Então vem o canalha. O cara foi chamado de trapaceiro desde seu nascimento! Eita coisa ruim! Se aproveita da fome do irmão gêmeo pra negociar a herança. Engana o pai, engana o irmão outra vez. Por fim acaba sendo ameaçado de morte pelo seu único irmão. Será que Deus realmente quer pessoas assim? Sim, e Ele não somente quer, como é poderoso para transformar esse tipo de gente.
Deus amou o mundo! Deus ama o rico, o pobre, o assassino, o bonzinho. Não subestime o que Deus pode fazer através de você ou dos outros. Ele é Deus e isso basta.

Um comentário:

  1. Uau!

    Muito bom Pastora!
    Não vou comentar que Jacque, vem de Jacó...
    vishhh... só Cristo na caus!

    ResponderExcluir