terça-feira, 21 de maio de 2013

Invejosa, eu?

Uma das coisas mais difícil para alguém admitir é a inveja. Quem se arriscaria a dizer sinceramente, sou invejoso? Ou melhor, será que conseguimos perceber a inveja no nosso coração?
A "senhora" inveja vem mascarada, disfarçada de comentários com fundinho de maldade.


Não, você não tem inveja daquela sua amiga ou amigo. Mas se você tivesse no lugar dele (ou dela) faria tudo diferente. O fulaninho só teve sucesso porque o pai ajudou. Só conseguiu ser pastor porque era irmão do pastor Márcio Valadão! Tal ministério só é famoso, porque o ministro de louvor é rico.
Ouvi de um professor do seminário uma definição de inveja que fala tudo: Inveja é você se entristecer com a alegria dos outros. Que infelicidade! Quantas vezes me entristeci quando Deus abençoava outros! Como assim? Eu merecia ter isso também! O amor de Deus não é dado à merecedores.


Porém o efeito mais letal da inveja, não é a tristeza. Seu pior efeito é a completa perda da nossa identidade em Deus.Quem inveja quem é casado, perde as maravilhas de ser solteiro. Quem inveja os solteiros, ainda não aprendeu a curtir a vida de casado. Quem inveja pastores de igrejas grandes, não sabe aproveitar a delícia de liderar uma pequena célula. O pastor que inveja o pequeno líder de célula, não pode agradecer o rebanho que Deus tem lhe dado. Ouvi o testemunho de uma mulher que tinha inveja da sua colega de ministério. Tinha inveja do marido da outra, da voz, dos dons. E o que aconteceu? Ela não percebia mais, o marido maravilhoso que Deus tinha lhe dado, não via o quão talentosa ela era em muitas outras coisas. Ou seja, perdeu o propósito de Deus. Mas ainda bem que houve cura.


E qual é a cura para a inveja? Admirar o invejado. Que remédio ruim, né? Mas super eficiente. Resolvi admirar pastores com ministérios grandes, admirar mulheres que são lindas, tem casamentos maravilhosos e ainda são cheias de Deus. Simplesmente admiro. Admiro e aprendo. Admiro e percebo o quanto Deus tem me dado, e quão maravilhoso é a diversidade de dons, as diferentes formas da graça de Deus. Que bom que eu não tenho tudo o que eu quero, que bom poder aprender com os outros e ser edificada pelo convívio entre irmãos. Que bom que meu marido não é exatamente como eu quero. Por que só assim posso crescer como mulher e esposa.

                                               
Além de admirar o invejado, temos que também admirar o que Deus faz. Deus é bom, Ele não erra. Ele não abençoa ninguém por descuido, e também não deixa ninguém no deserto por esquecimento. Ele é perfeito e faz tudo perfeito e mais ainda, o seu tempo é perfeito!
"...maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." Salmos 139.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário