terça-feira, 9 de outubro de 2012

Passando fome

Posso dizer que o jejum, de longe, é a disciplina espiritual mais difícil pra mim. A leitura da Bíblia sempre foi um prazer, oração eu demorei um pouco pra pegar no "tranco", mas a necessidade me ensinou a orar. Porém, o jejum, realmente é algo penoso pra mim. Vim de uma família onde comer é um prazer. Todo mundo cozinha super bem (menos eu!) e é um momento em que a família faz questão de estar reunida.Eu tenho já a prática de jejuar periodicamente, mas sempre é aquele peso, fazia meio na obrigação. Nesses dias em que estamos num período de consagração e jejum no Caverna, pedi pra Deus que rompesse essa área na minha vida, de uma vez por todas. Então senti um sopro do Espírito pra escrever esse post.

Em outro post (Fechando a Boca - O Poder do Jejum), falei da importância de jejuarmos. Na verdade não é só os cristãos que jejuam, muitas religiões e seitas orientais, sabem que o jejum abre nossa percepção do mundo espiritual. Eles se abrem para espíritos malignos, nós fazemos para ouvirmos a Deus.
Quando fazemos um jejum prolongado, mais de um dia por exemplo, passamos por três fases. Quando fazemos um dia só, essas fases não ficam tão nítidas, pelo menos pra mim, e até se misturam um pouco. Mas no caso do jejum prolongado é bem fácil de perceber essas três fases:
1) Resistência
Nessa fase sua carne grita: Por que você resolveu não me alimentar mais?! Você vai se ver comigo! Então começa uma verdadeira batalha entre seu espírito e sua carne. Você sonha com comida, sente cheiro de comida no seu trabalho (embora ninguém esteja comendo!), num raio de 10 km você sente aquele cheirinho de churrasco que estão fazendo no outro lado da cidade. Aquela pessoa que nunca te dá bom dia, resolve oferecer um chocolatinho pra você! Mas você se levanta e declara: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus! (Mt 4,4). O Espírito te fortalece e você vence!
Depois que você vence a carne, começa a oposição das trevas. O inimigo começa de resistir fortemente, lançando pensamentos como: Não está adiantando esse jejum! Depois que comecei a jejuar as coisas só pioraram. Eu não vou conseguir ir até o fim. É hora de gritar: Eu resisto ao diabo e ele fugirá de mim! (Tiago 4.7)

                                               
2) Tocando a Glória de Deus
A primeira fase pode variar de duração. Eu só senti que venci a primeira fase depois do sétimo dia de jejum. Meu marido rompeu no quinto dia. Cada um tem seu tempo. Agora vem a segunda fase. Você sabe que venceu a carne, o inimigo e agora você começa a orar com mais autoridade, mais ousadia. Sua fé aumenta de tal forma que você alcança a terceira fase!


3) A Glória de Deus derramada
Nessa fase é como se nossos sentidos espirituais se abrissem. Temos uma percepção bem mais profunda do mundo espiritual. Então você sente a unção de Deus fluir. Não é preciso guerrear mais, apenas desfrutar. A presença do espírito flui de forma natural. Você termina o jejum, e ainda fica por muitos dias nessa fase. É mais fácil de ministrar a célula, evangelizar, é mais fácil aconselhar os discípulos, a oração é fervorosa, o poder do Espírito é palpável. A leitura da Bíblia parece uma refeição gostosa, que te sacia completamente. Que bom se a fase durasse pra sempre! 
Como vivemos num mundo mau, onde a carne ainda não foi vencida totalmente, periodicamente teremos que voltar a prática do jejum. Afiar nosso espírito novamente e tocar mais uma vez a Glória de Deus!  

Um comentário: