quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Da Fraqueza à Força

"...pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas (...), da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha..." Hebreus 11.33-34

O capítulo 11 de Hebreus é um dos capítulos mais lindos da Bíblia. Alguns o chamam de "Galeria dos heróis da fé". Mas eu não vejo herói nenhum a não ser Deus.
                             




Um dos "heróis" que aparece nesse capítulo é Abraão, também chamado de pai da fé. Mas até o pai da fé teve seus momentos de não ter fé. Deus tinha prometido um filho a ele e demorou um bocado. Abraão então reclamou: "Ó Senhor, tu não me deste filho algum!" (Gênesis 15.1-3) Se o "pai da fé" teve momentos de dúvida, quem dirá nós?!
Mas é aí que entra a oportunidade de entrarmos na galeria dos heróis da fé. Eles tiveram momentos de dúvida, de insegurança, como todos nós, mas "...da fraqueza tiraram força..."
Esse é o ponto. Quando estamos fracos, podemos ser fortes. Não é usando pensamento positivo: Eu sou forte, eu sou forte, eu sou forte. Esses dias tentei ser forte. Como sou muito emotiva eu choro com uma certa facilidade, mas eu não queria chorar, queria ser forte, então dizia: Não vou chorar, não vou chorar, não vou chorar! Adivinha o que aconteceu? Chorei. Será que para ser forte é preciso não chorar?
A nossa força não está em sermos fortes, não chorar, mas em sermos fracos e buscar a força de Deus, e chorar na presença de dEle. Circunstâncias vem para nos enfraquecer e corremos para o Senhor, o Deus da força. E eu tenho aprendido que cada coisa que tenta me fazer fraca, eu reverto em oração e depois em força.
Pense nas pessoas que você admira. Provavelmente todas elas são fortes. Pessoas que passaram situações dificílimas, mas da sua fraqueza tiraram força. Força que vem da fé em Deus.
Conheci uma mulher na época do seminário, que tinha um marido muito difícil. Vivia um casamento muito ruim mesmo. Ela era como ouro passando pelo fogo, (Jó 23.10) quando mais aumentava a temperatura (a provação, os problemas) mais ela brilhava. Pessoas que tem sua fé firmada na força de Deus, conseguem tirar de situações de fracasso uma admirável força que vem do alto.
O caminho para ser forte é justamente a fraqueza, porque só os fracos buscam a Deus. E só os fracos podem receber força. Só quem está vazio pode ser cheio!
Se você se sente fraco, bem vindo à galeria dos heróis da fé!
                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário