quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Da Fraqueza à Força

"...pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas (...), da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha..." Hebreus 11.33-34

O capítulo 11 de Hebreus é um dos capítulos mais lindos da Bíblia. Alguns o chamam de "Galeria dos heróis da fé". Mas eu não vejo herói nenhum a não ser Deus.
                             




Um dos "heróis" que aparece nesse capítulo é Abraão, também chamado de pai da fé. Mas até o pai da fé teve seus momentos de não ter fé. Deus tinha prometido um filho a ele e demorou um bocado. Abraão então reclamou: "Ó Senhor, tu não me deste filho algum!" (Gênesis 15.1-3) Se o "pai da fé" teve momentos de dúvida, quem dirá nós?!
Mas é aí que entra a oportunidade de entrarmos na galeria dos heróis da fé. Eles tiveram momentos de dúvida, de insegurança, como todos nós, mas "...da fraqueza tiraram força..."
Esse é o ponto. Quando estamos fracos, podemos ser fortes. Não é usando pensamento positivo: Eu sou forte, eu sou forte, eu sou forte. Esses dias tentei ser forte. Como sou muito emotiva eu choro com uma certa facilidade, mas eu não queria chorar, queria ser forte, então dizia: Não vou chorar, não vou chorar, não vou chorar! Adivinha o que aconteceu? Chorei. Será que para ser forte é preciso não chorar?
A nossa força não está em sermos fortes, não chorar, mas em sermos fracos e buscar a força de Deus, e chorar na presença de dEle. Circunstâncias vem para nos enfraquecer e corremos para o Senhor, o Deus da força. E eu tenho aprendido que cada coisa que tenta me fazer fraca, eu reverto em oração e depois em força.
Pense nas pessoas que você admira. Provavelmente todas elas são fortes. Pessoas que passaram situações dificílimas, mas da sua fraqueza tiraram força. Força que vem da fé em Deus.
Conheci uma mulher na época do seminário, que tinha um marido muito difícil. Vivia um casamento muito ruim mesmo. Ela era como ouro passando pelo fogo, (Jó 23.10) quando mais aumentava a temperatura (a provação, os problemas) mais ela brilhava. Pessoas que tem sua fé firmada na força de Deus, conseguem tirar de situações de fracasso uma admirável força que vem do alto.
O caminho para ser forte é justamente a fraqueza, porque só os fracos buscam a Deus. E só os fracos podem receber força. Só quem está vazio pode ser cheio!
Se você se sente fraco, bem vindo à galeria dos heróis da fé!
                                


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Para Salvar Uma Vida



Este final de semana tivemos o Encontro com Deus no Caverna. Eu já perdi a conta de quantos Encontros como esse eu já participei.Mas esse final de semana foi completamente diferente. Quem participou da equipe da organização sabe o que eu estou falando. Em alguns momentos pareceu que não estava acontecendo nada.




O Espírito Santo me falou: até onde você iria para salvar uma vida? "Ah, Deus, tu sabes que eu já fiz e farei muito mais para a salvação das vidas..." Aham, continua minha conversinha com Deus, mas e para salvar UMA vida? Pensei, pensei, pensei e não soube responder.

                                                     
Grandes multidões enchem os olhos do ser humano, no entanto a Bíblia fala que Jesus não investiu em multidões (João 2.24). Deus olha as vidas individualmente, não se importa com a "massa".
Eu tenho experimentado isso na minha vida embora eu ainda precise responder aquela pergunta.
Houve um tempo em que eu só tinha uma discípula, mas ela deu muito fruto. Hoje eu tenho algumas, não consegui entrar na moda de ter doze! No entanto, elas me dão muito orgulho. A quantidade pouco importa quando é Deus que dá esses filhos e filhas espirituais.
Jesus não conquistou o mundo com um grande exército, Ele usou doze homens improváveis, desacreditados. Porque essa Obra se faz na força dEle. E você, já faz parte desse time de elite?
                                        

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Passando fome

Posso dizer que o jejum, de longe, é a disciplina espiritual mais difícil pra mim. A leitura da Bíblia sempre foi um prazer, oração eu demorei um pouco pra pegar no "tranco", mas a necessidade me ensinou a orar. Porém, o jejum, realmente é algo penoso pra mim. Vim de uma família onde comer é um prazer. Todo mundo cozinha super bem (menos eu!) e é um momento em que a família faz questão de estar reunida.Eu tenho já a prática de jejuar periodicamente, mas sempre é aquele peso, fazia meio na obrigação. Nesses dias em que estamos num período de consagração e jejum no Caverna, pedi pra Deus que rompesse essa área na minha vida, de uma vez por todas. Então senti um sopro do Espírito pra escrever esse post.

Em outro post (Fechando a Boca - O Poder do Jejum), falei da importância de jejuarmos. Na verdade não é só os cristãos que jejuam, muitas religiões e seitas orientais, sabem que o jejum abre nossa percepção do mundo espiritual. Eles se abrem para espíritos malignos, nós fazemos para ouvirmos a Deus.
Quando fazemos um jejum prolongado, mais de um dia por exemplo, passamos por três fases. Quando fazemos um dia só, essas fases não ficam tão nítidas, pelo menos pra mim, e até se misturam um pouco. Mas no caso do jejum prolongado é bem fácil de perceber essas três fases:
1) Resistência
Nessa fase sua carne grita: Por que você resolveu não me alimentar mais?! Você vai se ver comigo! Então começa uma verdadeira batalha entre seu espírito e sua carne. Você sonha com comida, sente cheiro de comida no seu trabalho (embora ninguém esteja comendo!), num raio de 10 km você sente aquele cheirinho de churrasco que estão fazendo no outro lado da cidade. Aquela pessoa que nunca te dá bom dia, resolve oferecer um chocolatinho pra você! Mas você se levanta e declara: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus! (Mt 4,4). O Espírito te fortalece e você vence!
Depois que você vence a carne, começa a oposição das trevas. O inimigo começa de resistir fortemente, lançando pensamentos como: Não está adiantando esse jejum! Depois que comecei a jejuar as coisas só pioraram. Eu não vou conseguir ir até o fim. É hora de gritar: Eu resisto ao diabo e ele fugirá de mim! (Tiago 4.7)

                                               
2) Tocando a Glória de Deus
A primeira fase pode variar de duração. Eu só senti que venci a primeira fase depois do sétimo dia de jejum. Meu marido rompeu no quinto dia. Cada um tem seu tempo. Agora vem a segunda fase. Você sabe que venceu a carne, o inimigo e agora você começa a orar com mais autoridade, mais ousadia. Sua fé aumenta de tal forma que você alcança a terceira fase!


3) A Glória de Deus derramada
Nessa fase é como se nossos sentidos espirituais se abrissem. Temos uma percepção bem mais profunda do mundo espiritual. Então você sente a unção de Deus fluir. Não é preciso guerrear mais, apenas desfrutar. A presença do espírito flui de forma natural. Você termina o jejum, e ainda fica por muitos dias nessa fase. É mais fácil de ministrar a célula, evangelizar, é mais fácil aconselhar os discípulos, a oração é fervorosa, o poder do Espírito é palpável. A leitura da Bíblia parece uma refeição gostosa, que te sacia completamente. Que bom se a fase durasse pra sempre! 
Como vivemos num mundo mau, onde a carne ainda não foi vencida totalmente, periodicamente teremos que voltar a prática do jejum. Afiar nosso espírito novamente e tocar mais uma vez a Glória de Deus!  

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vai dormir, menino!

Uma das tarefas mais difíceis e mais prazerosas da vida de uma mãe, é por o filho pra dormir. Eles não nascem sabendo dormir, por incrível que pareça, e são os pais que tem que ensinar. 
Depois de eu ter travado a Terceira Guerra Mundial, pra minha filhota dormir, adoro vê-la tirando aquele sono profundo e gostoso. É um sinal de que tudo está bem, alíás essa é uma das perguntas de rotina, que os pediatras fazem, se a criança dorme bem.
Cada faixa etária precisa de um número de horas de sono pra crescer saudável, o que vai garantir seu crescimento e desenvolvimento. Eu tento convencer minha filha de que dormir é bom, mas ela não me acredita!
Bom, mas vamos ao assunto do post de hoje. 

                                           
Fiquei pensando como é importante para nossa vida cristã, o "sono" espiritual. O sono é o descanso que temos que ter em Deus.

"Portanto, esforcemos-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4.11

Acho tão interessante este versículo porque o autor está dizendo "esforcem-se" para entrar no descanso. Quando você é uma criança espiritual, é muito difícil descansar em Deus. Você aprendeu a vida inteira que Deus era aquele velhinho carrancudo pronto pra te punir. De repente você descobre que pode confiar nEle, porque Ele é bom! Como assim? Mas e se Ele não fizer? Tá, mas se eu pecar e Deus desistir de mim? Tá, mas porque Ele está demorando tanto em me responder? Então você ainda na sua infância espiritual não consegue dormir, e é difícil mesmo, é preciso se esforçar. Eu confesso, que tenho meus momentos de infantilidade, mesmo já tendo um bom tempinho de caminhada com Deus.
                                                  

Mas o tempo vai passando e vou descobrindo que Deus não é instável como eu. Uma hora creio, outra não. Uma hora amo servi-lo, outra me pergunto se vale a pena mesmo. Ao longo dos séculos, milênios, por gerações, Deus permanece o mesmo. Seu humor não muda, seu caráter também. Seu amor muito menos. Ele me ama quando eu oro, e quando eu deixo de orar. Ele não esquece de cada palavra que disse ao meu respeito e está cuidando de cada detalhe para que tudinho se cumpra. Assim é Deus comigo e assim é Ele com você também.O autor de Hebreus ainda nos fala que se não descansarmos seremos desobedientes. Isso é muito sério. Descansar nEle não é uma opção, antes, é uma ordem. Então confie, descanse e durma.