segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Guerra dos sexos II




Agora é a vez de falarmos das mulheres! Não que a mulher seja superior, mas ela é um ser extremamente complexo. Terei que gastar alguns posts falando sobre esse universo. Diferente do cérebro masculino, o cérebro feminino na gestação não é banhado na testosterona. O que faz seus centros comunicativos e emocionais permanecerem intactos. Isso faz que o cérebro feminino transporte grandes quantidades de informação emocional de um lado para outro do cérebro.
Em decorrência disso, quase desde do nascimento a menina costuma ser mais expressiva e emotiva que a maioria dos meninos. Ela sente as coisas com mais intensidade e reage a indicações sutis no ambiente, as quais muitas vezes os meninos nem sequer percebem. Tipo assim, é aquela história que quando a mulher diz não, quer dizer sim. Uma mulher consegue perceber só no tom de voz quando um sim quer dizer não, enquanto que para os homens é praticamente imperceptível essa diferença.
A mulher será capaz de avaliar o caráter e a motivação dos outros, ainda que provavelmente não saiba explicar como faz. Chorará com mais frequência, o que deixa os homens um tanto atrapalhados.
Assim como o cérebro masculino é marinado em testosterona no início da gestação, o estrogênio banha o cérebro das meninas. O estrogênio é o "hormônio da intimidade", que estimula os circuitos cerebrais, criando um desejo URGENTE de relacionar-se, cuidar e comunicar-se. Daí em diante, tanto na infância quanto na vida adulta, a mulher será amiga, amante, sensível, falante e (pasmem!) um pouquinho conspiradora.
O anseio oculto de toda menina e mulher é viver em uma rede segura de relacionamentos íntimos. Mesmo as tímidas, que preferem ficar sozinha, focalizam mentalmente o andamento das relações e as formas como podem ser melhoradas.
Além disso a mulher tem um "quê" a mais que se chama ciclo menstrual.  Durante todo o mês os hormônios femininos sofrem oscilações. Isso influencia seu corpo, seu humor e até estado de espírito. Mas vou ter que escrever mais um post sobre isso. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário