segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PASTORA MARISA DIZ: TENHAM PENA DOS MARIDOS!


Tenham pena dos maridos é a sigla da famosa TPM, ou como os médicos falariam tensão pré-menstrual. Mas como não sou médica, vou dar uma versão trágica (e cômica!) da história. 
Podemos dizer que a mulher passa por "estações" durante o mês*. São oscilações psicológicas e hormonais, que toda mulher passa. Cada mulher é diferente e algumas experimentam mais essas características do que outras. Mas em termos gerais, vamos ver como funciona essas "estações".
A primeira semana depois da menstruação pode ser considerada a primavera do mês. Os níveis de estrogênio estão em elevação e produzem quantidade crescente de energia, ambição e otimismo. O mundo está sorrindo pra você! Você coloca seu batom preferido, se olha no espelho e diz: Tô podendo! Tudo porque seu “amigo” estrogênio está em alta. E a fase mais agradável do mês.
 
O verão chega na segunda semana. O estrogênio atinge o ápice e se estabiliza. Você ainda se sente segura de si e precisa acontecer muita coisa para você sair do sério. Está amável e até a sua voz tem açúcar! Infelizmente esses dias ensolarados estão prestes a acabar. O estrogênio irá despencar.
Chapéu com laço vermelho

Chega o outono. Por volta da metade do ciclo, no início da terceira semana, a mulher  passa pela ovulação e pelo período da fertilidade. A progesterona está em alta. Nesse momento ocorre o pico do desejo sexual , pra felicidade dos maridos! Também é durante a terceira semana que ela sente profunda afeição pelo homem que ama. Para as adolescentes, é a fase do amor platônico. A menina fica toda feliz “aquele cara tá me olhando”, depois descobre que ele estava com torcicolo, o pobrezinho não tinha pra onde olhar.

A quarta semana é o inverno, e os níveis de estrogênio estão caindo e a progesterona também. O humor se torna sombrio. Nesse momento se o marido, ou qualquer infeliz que estiver por perto, disser: sua calça está apertada, isso se tornará: Você está me dizendo que eu sou gorda? Então três dias depois a menstruação chega, acompanhada de cólica e mal-estar.
Querida leitora (ou leitor) se você tem uma filha na adolescência você pode querer matá-la nesse fase (mas lembre-se que isso é proibido por lei!). Durante a puberdade esse ciclo pode ser pior. O melhor de tudo é que essa fase passa.

 
Agora se tem algum marido lendo meu blog, preste atenção: se a sua esposa está grávida, seus hormônios se parecem com uma montanha-russa! Ela vai te amar e te odiar, vai querer você por perto, mas longe, entende? Não? Então acalme-se, porque vai passar!

Mais um recadinho para os homens: Mulher a gente não entende, só ama! Então ame esse ser lindo e misterioso chamado mulher!

*No livro "Educando meninas" de James Dobson

Um comentário: