domingo, 12 de dezembro de 2010

Filhos de missionários x Filhos de milionários



Estou escrevendo este post à meia-noite (00.07 pra ser mais precisa!). Estou muito radiante porque fiz o chá de fralda da Rebeca nesta tarde. Foi tudo tão lindo. Exatamente um ano atrás estava me formando no CTMDT e não sabia o que me aguardava em 2010. Lembro-me de quando entrei no CTM no primeiro semestre, o quanto me doíam algumas renúncias que eu havia feito pra seguir o chamado do Senhor. Um dia na aula de Panorama do Antigo Testamento uma mulher muito usada por Deus chamada Cleonice Russo compartilhou com a turma algumas renúncias que ela havia feito por amor à Cristo. Parecia a minha história! No final da aula eu disse a ela o quanto seu testemunho tinha me abençoado e agora eu realmente colocava a mão no arado e não olharia mais para trás, para tudo o que eu havia deixado. Ela cheia do Espírito Santo me falou que meus filhos receberiam a recompensa da minha obediência a Deus. Então aqui estou eu, vendo a fidelidade de Deus na vida da Rebeca, que ainda nem nasceu e é tão abençoada. Tinha tanto medo de ser missionária e não poder dar coisas boas para meus filhos. E mais uma vez o Senhor me constrange com seu amor, me envergonha com sua fidelidade apesar de muitas vezes eu ser infiel (2 Timóteo 2.13). O quartinho dela está cheinho de presentes! Deus me mostra que é muito melhor ser filho de missionário que filho de milionário, pois a alegria que ele dá é maior do que bens e dinheiro e o mundo não pode tirá-la.
Olhem as fotinhos que o pai da Rebeca tirou:
A decoração linda que a tia Chirlei fez!

Existe mãe mais feliz que eu?

Lembrancinhas para as convidadas

Barriga pintada não podia faltar!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Trio

Quero pedir desculpa aos meus leitores por demorar tanto para escrever. Tive muitas festas nesses últimos dias. Nesse mês de dezembro fazem aniversário meu marido (dia 4), minha irmã (dia 7) e minha mãe (dia 8).
E quero falar hoje um pouco desse trio que faz parte da minha vida.
Por ordem de data vou começar pelo meu marido.
O Saulo é uma pessoa extraordinária. Ou seja ele é totalmente fora do comum. Nosso relacionamento nunca entra na rotina por que ele faz questão de mudar o tempo todo. Tem sempre idéias novas, projetos novos, um visual inusitado. Andar com ele é sempre uma novidade. Além disso o que mais me chama atenção nele é seu ministério. Que não está restrito às quatro paredes da igreja. Eu sou a primeira a ser apascentada e corrigida por esse pastor e profeta. Tenho entendido que os profetas são pessoas chamadas para nos tirar da zona de conforto, sacudir nossas estruturas, nos falar a verdade nua e crua. E não como muitos de nós imagina, falar apenas palavras acerca do futuro. Muitas e muitas vezes meu marido é usado com palavras proféticas dessa maneira: "Cuide da sua atitude isso não condiz com que você prega" ou " Uma mulher de Deus não falaria dessa forma". Embora ouvir a verdade não é algo muito agradável, sei que Deus o usa desse maneira para sacudir minha vida e chamar minha atenção.
Depois vem minha mana, a Jacque. É interessante ter uma irmã mais nova (embora quando eu era criança não achava isso!), porque vejo a maneira como ela tem crescido em todas as áreas da sua vida. A Jacque é meu oposto. Como Deus usa os opostos para trabalhar na minha vida! (A começar pelo meu marido!) Ela é agitada, falante, um pouquinho briguenta e é exatamente por isso que percebo a multiforme graça de Deus na vida dela. Imagine se todas as pessoas fossem "água de poço" como eu. Que tédio!
Por último minha mami. Como vou ser mãe, o que mais tenho pensado nesses dias é a forma como minha mãe me criou. Sua pedagogia é exclusiva e original. Algo desse tipo: "Se você não pentear o cabelo os ratos vão fazer um ninho nele", "se você não acordar logo, vou jogar água na sua cama ( e muitas vezes jogava mesmo!)". Coisas assim, que hoje me fazem morrer de rir, mas quando criança funcionaram direitinho para me disciplinar. E quando Rebeca nascer vou aplicar uns 90 % dessa pedagogia inusitada.
Esse trio tem sido instrumento de Deus para moldar minha vida, porque são meus opostos. Eles me ensinam a parar e refletir. E saber que preciso de outros para continuar essa caminhada misteriosa que é a vida cristã.
Papi e Mami
Eu e minha mana Jacque
Bjo marido! Bjo mana! Bjo mami!

domingo, 28 de novembro de 2010

Amigo é coisa pra se guardar

Essa semana tivemos uma agradável surpresa. Um casal de amigos nosso, ex-colegas do CTMDT vieram nos visitar: a Ari e o Waguinho. Que coisa boa é ter amigos! Ainda meditando em Lucas 1, essa semana toda fiquei pensando na visita de Maria a Isabel. Estou no sexto mês de gestação, o mesmo quando Isabel recebeu a visita de Maria. Creio que Deus usa as amizades para ministrar aos nossos corações. A Ari compartilhou comigo que ela sentiu um romper do Espírito nesse mês de novembro. E em fevereiro desse ano um profeta americano falou que o Senhor faria coisas novas em novembro! Tremendo! Como Isabel, sinto que a visita da Maria (a Ari), foi marcada na agenda de Deus para que compartilharmos o que Ele tem feito e fará em nossas vidas e ministérios. Encorajo você a ter boas amizades (conselho de mãe! rsrsr), amigos que oram, que geram os sonhos de Deus junto conosco e nos consolam nos momentos difíceis da caminhada. Amigos que não só dizem coisas boas, mas que sabem nos corrigir em amor, e nos falam a verdade. Ore pelas suas amizades. Não são poucas as vezes em que o inimigo se levanta para destruí-las, através de fofocas, mal-entendidos e mágoas não resolvidas. Cuide de suas amizades como quem cuida um tesouro. Provérbios tem um texto que eu gosto muito: "O amigo ama em todos os momentos; e é um irmão na adversidade." (17.17). E tem mais um versículo que concorda com a música de Milton Nascimento: "Não abandone seu amigo..."(Pv 27.10), porque realmente amigo é coisa pra se guardar.
Eu e minha amiga Ari

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Agora eu tenho um blog!

Bom, pra começar, eu quero colocar nesse blog minhas reflexões sobre a vida em geral. Cristianismo, igreja, maternidade (vou ser mãe pela primeira vez!), casamento (meu marido é tudo de bom!) e outras coisinhas mais. 
Adoro escrever, aliás um dos meus sonhos é escrever um livro. Enquanto isso vou escrevendo no blog, assim vou testando minha habilidade na escrita.
Hoje queria compartilhar meu devocional, uma meditação em Lucas 1 e 2.
Sempre quando penso em um novo mover de Deus, vem à minha mente coisas extravagantes. Pessoas maravilhosas sendo cheias da unção. Algo tipo "o mar se abrindo". Coisas assim.
É interessante que o evangelho de Lucas traz um contexto bem diferente da minha imaginação. A chegada do "novo" de Deus é anunciada à um senhor de certa idade sem filhos. Que ainda por cima duvida da profecia dada a ele. Mas o alvo do milagre é mesmo uma senhora de idade avançada que fica grávida! Que antes sentia-se humilhada por ser estéril. A história de Zacarias e Isabel é tão surpreendente e Lucas foi tão usado por Deus ao trazer ao nosso conhecimento essa história que só é encontrada no seu evangelho. 
Muitas vezes no meu coração me coloco como juíza daquilo que Deus pode ou não fazer. Penso "tal pessoa não pode ser usada por Deus" ou " aquele sim vai ser cheio da unção". Mas pela bondade divina o Espírito Santo mostra meu pecado e sou constrangida ao ver que poder de Deus não está limitado. Não é apenas a "nova geração" que Deus está levantando, mas todos aqueles que se dispõe à obedecer-lhe.
O novo de Deus não necessariamente começa com os "mais" novos ou os "mais jovens". Pessoas improváveis, humilhadas e até desacreditadas podem ser alvo do novo mover de Deus para esse tempo.


Pati Alves